PAI NOSSO DA PAZ

PAI que olhais igualmente para todos os vossos filhos.

NOSSO, de todos, dos 5 bilhões de pessoas que habitamos a terra. Seja qual for a nossa idade, cor ou lugar de nascimento.

QUE ESTAIS NO CÉU e na terra e em cada ser humano, nos humildes e nos que sofrem.

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME nos corações pacíficos de todos, homens e mulheres, crianças e anciãos, daqui e de todas partes.

VENHA A NÓS O VOSSO REINO, o reino da paz, do amor, da justiça, da verdade, da liberdade bem entendida.

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, sempre e em todos os povos e países. No céu. Na terra. Que vossos planos de paz não sejam despedaçados pelos homens violentos, pelos tiranos.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA, que está amassado com paz, com justiça, com amor, e não o pão da discórdia e do ódio que alimenta invejas e divisão.

NOS DAI HOJE porque amanhã pode ser tarde. Os mísseis estão mirando o mundo inteiro e talvez algum louco queira dispará-los. Os mísseis do ódio, da vingança, do desamor...

PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, não como nós costumamos perdoar, mas como Vós perdoais, sem azedume, sem rancores ocultos.

E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, tentação de olhar os outros com receio, de esquecer nossos irmãos necessitados, de ajuntar o que os outros precisam, de viver às custas dos demais.

MAS LIVRAI-NOS DO MAL que nos ameaça. Dos egoísmos dos poderosos, da morte causada pelas armas e pela fome, do pecado que nos escraviza...

AMÉM!... Porque somos muitos, Pai, os que queremos viver na paz e construir a paz para todos.

(Autor desconhecido)