Democracia significa que o poder está na mão do povo. Ou seja, a maioria escolhe quem vai governar o País. Só queria saber quem foi o idiota que deixou uma decisão tão importante na mão da maioria? Será que nunca leu um livro de história?

Foi sempre a maioria a grande responsável pelas desgraças. A maioria quis queimar a minoria que falava que a terra era redonda. A maioria gritou “crucifica” pra Jesus. A maioria, há décadas, dá audiência pra novela das oito. Alguma vez a maioria já fez alguma coisa digna?

A maioria quando vota está admitindo que não sabe de nada. Tanto é que precisam escolher alguém para liderá-los. Olha só em que mão estamos!...

 

Mas uma coisa que amo na democracia é a liberdade. Temos liberdade aqui no Brasil. Por exemplo, domingo agora eu sou livre para acordar e ser obrigado a votar. Senão vou preso. Tenho liberdade também pra escolher quem merece meu voto. Um cara que passou gritando num microfone na  rua de casa ou um cara que encheu meu bueiro de papel...

 

Percebeu que no Brasil existem trilhões de partidos e todos falam exatamente a mesma coisa? Não é como nos USA por exemplo. Lá só existem os Republicanos e os Democratas. Cada um pensa diferente. Ou seja, a base da campanha lá são as idéias. Você tem uma ideologia e por isso escolhe o candidato de acordo com o que mais se encaixa com os seus valores. Aqui a base da campanha é a esmola. Não idéias. Os candidatos prometem uma porção de esmolas: “Eu vou fazer isso, te dar aquilo, e fazer isso”. O que prometer mais esmolas leva a eleição. Ninguém aqui vota por um ideal, mas pelo o que mais vai se beneficiar. Ou seja, a maioria vota egoisticamente. Votam pra si, não pelo todo.

 

Se tem tanta gente bem intencionada querendo ajudar, porque preciso escolher apenas um? Em Brasília deve ter uma sala grande o suficiente pra caberem mais de 10 presidentes não acham? Se tem dez pessoas querendo ajudar, deixa as dez que sejam presidentes. Quanto mais melhor!

Se um ônibus lotado atolar, e cinco pessoas de dentro do ônibus quiserem descer pra empurrar o que vamos fazer? Escolher só uma ou deixar todos que querem irem lá ajudar?

 

Guarde isso: Pessoas que realmente querem mudar algo não têm tempo pra perder com eleições...

 

Trechos do artigo "Não vote em mim" de Danilo Gentili,

publicado em 2006 (http://maceiobrasil.com.br/home/)