TEMPERAMENTAL

Era uma vez um rapaz muito temperamental. Um dia seu pai deu-lhe uma sacola cheia de pregos e disse-lhe que, toda vez que perdesse a calma, deveria pregar um prego na cerca de madeira que separava o pomar da casa.

No primeiro dia pregou 37 pregos.

Mas pouco a pouco começou a controlar seu temperamento, porque descobriu que era muito mais fácil controlá-lo que pregar pregos na cerca.

Finalmente chegou o dia em que o rapaz não perdeu a calma por nada. Contou ao pai e este lhe sugeriu que por cada dia que controlasse seu temperamento arrancasse um prego da cerca.

Os dias foram passando e o jovem pôde finalmente dizer ao pai que já tinha arrancado todos os pregos da cerca. O pai, então, levou seu filho pela mão até a cerca:

- Olhe, meu filho, você fez muito bem. Mas, observe estes buracos que ficaram na cerca. A cerca já não será mais a mesma... Quando você perde a calma com alguém e o maltrata ou o insulta, deixa uma cicatriz como este buraco na cerca... É como enfiar uma faca em alguém, ainda que tire de novo, a ferida foi feita... Não importa quantas vezes você pedir desculpas, a ferida ficou lá. Uma ferida com palavras é tão grave como uma ferida com faca...

Os amigos são verdadeiras jóias que é necessário valorizar... Eles sorriem para você e o animam a melhorar... Escutam-no e partilham com você palavras de alento e sempre têm seu coração aberto para recebê-lo... Mostre a seus amigos quanto você os ama!...

(Autor desconhecido)