O verdadeiro significado da palavra "trem"

 

Interessante que o assunto mineirês veio a tona logo no dia que alguns transtornos foram causados pelo desconhecimento do mineirês por parte de alguns jornalistas que escreveram a seguinte manchete: "Trens batem de frente em Minas. "

 

Os mineiros, obviamente, não deram a devida importância, já que pra nós isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. Poderiam ser dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de bois, ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar.

 

Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio e vejam o que diz:

Trem: sm. 1. Objetos que formam a bagagem dum viajante. 2. Mobiliário duma casa. 3. Bras. Comboio ferroviário. 4. Bateria de cozinha. 5. Bras.Pop. Treco. 6. Diz de pessoa ou coisa ruim, imprestável.(Bras.: é a abreviatura de Brasileirismo)

 

Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 3o, e ainda é considerado um brasileirismo. Comentei o fato com um amigo especialista em etimologia que esclareceu a questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem, justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas.

 

Vale lembrar que nesta época o Brasil possuía uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante, assim era natural que as pessoas fizessem esta associação.

 

Moral da história: O mineiro é antes de tudo um erudito. Além de erudito, ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudiem da forma como usa a palavra trem. Na verdade, acho que isto faz parte do espírito cristão do mineiro, ele escuta as gozações e pensa: "Que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem".

 

(Recebido por e-mail, sem o nome do autor)