SAUDADE

A palavra SAUDADE significa lembrança triste e gostosa. Origina-se da palavra latina "solitas", que significa "soledade" (solidão), e que, modificada com o tempo, passou de "suydade", para "soidade" e, finalmente, para SAUDADE, influenciada pelas palavras "saúdo, saudar, saudação".

 

Eis uma entre as muitas definições de "saudade": "Sentimento misto de tristeza e de esperança causado pela ausência de uma pessoa, de um país, dos quais se está distante, privado, mas com a esperança de ainda revê-los".

 

Francisco da Silveira Bueno, no seu Grande Dicionário Etimológico-prosódico da Língua portuguesa - volume 7 - acrescenta: "Costuma-se dizer que nenhuma língua possui vocábulo que corresponda a "saudade". É necessário pensar que somente os indivíduos de tal ou tal língua materna podem avaliar o significado intensamente afetivo das palavras de seu idioma natal. Não é possível que somente o povo português ou brasileiro sintam, experimentem esse sentimento misto de tristeza e de esperança que traduzem por saudade. Todos os demais povos o sentem, o experimentam e o traduzem por outras palavras que, para eles, terão o mesmo valor afetivo que para nós possui o nosso belo vocábulo".

 

Pode servir, como exemplo, a palavra espanhola "AÑORANZA" cujo significado corresponde plenamente à nossa palavra portuguesa "SAUDADE".