PALAVRA ESCRITA



A escritura é um dos maiores inventos da humanidade.

 

- No ano 3.000 antes de Cristo, os egípcios já usavam desenhos simples para exprimir suas idéias. Gravavam seus escritos em "papiros", uma espécie de papel feito com talos de uma planta que cresce à beira do rio Nilo.

 

- No ano 2.000 antes de Cristo, os sumérios gravavam seus escritos em "tábuas de argila" que depois eram cozidas e dessa forma seus escritos se conservam até hoje.

 

- No ano 200 antes de Cristo foi inventado o "pergaminho", peles de cordeiro finamente raspadas e alisadas. A escrita num "pergaminho" dura mil anos.

 

- 100 anos depois de Cristo, os chineses inventaram o papel com fibras de amoreira e guardaram em segredo seu invento durante mais de 5 séculos. Eles também escreviam em tábuas de madeira.

 

- No ano 1450, o alemão Johann Gutenberg inventou a imprensa. O primeiro livro que imprime é a Bíblia escrita em quatro línguas, com uma tiragem de 170 exemplares.

 

- Em 1837, o francês Louis Braille, inventa uma escrita para cegos com pontos em relevo que podem ser lidos com a ponta dos dedos.

 

- Em 1874, a companhia americana Remington, lança ao mercado a primeira máquina de escrever.

 

- Em 1970, os computadores e os processadores de textos revolucionam a maneira de escrever e a confecção e impressão de livros.