A palavra OLIMPÍADA tem sua origem na Grécia, na cidade de Olímpia, e o nome OLÍMPIA tem sua origem no MONTE OLIMPO, também na Grécia.

 O Monte Olimpo (em grego Olumpoς) é o monte mais alto da Grécia (2.919 metros). Segundo a mitologia grega, por ser ser o monte mais alto, foi escolhido para moradia dos doze deuses mais importantes, entre eles Zeus (ou Júpiter), o deus principal dos gregos.

 A cidade-santuário de Olímpia, quis honrar com este nome os deuses do Olimpo, mesmo estando muito distante do Monte. No ano 2500 AC, foram criados, nessa cidade, os jogos para homenagear os deuses do Olimpo, que constavam de atletismo, luta, boxa, corrida de cavalos e pentatlo. Pentatlo: era a combinação de cinco esportes (salto em distância, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo e luta livre). Olimpíada significava alcançar o nível dos deuses....

 Os jogos se realizavam de 4 em 4 anos nos meses de agosto e setembro (época das colheitas). As mulheres eram proibidas de assistir às disputas. No estádio, em forma de U, cabiam entre 45 mil e 50 mil espectadores. Os competidores chegavam a Olímpia um mês antes do início oficial dos Jogos e passavam por um treinamento moral, físico e espiritual sob a supervisão do juízes. Durante os jogos declarava-se a paz entre todos os estados gregos.

 Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa feita de ramos de oliveira. Além do culto aos deuses, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.

 Duas frases latinas fazem referência aos ideais olímpicos:

"ALTIUS, CITIUS, FORTIUS"
("MAIS ALTO, MAS RÁPIDO, MAIS FORTE")

 "MENS SANA IN CORPORE SANO"
("MENTE SÃ NUM CORPO SÃO")