OS NOMES
dos dias da semana

A palavra "FEIRA", usada para os dias da semana e para um certo tipo de mercados, se origina na palavra latina "FERIA" que significava FESTA e DESCANSO. Não se referia ao descanso do trabalho, pois era realizado pelos escravos, mas à interrupção de toda atividade civil para dedicar-se às festas religiosas.

 Sempre houve uma forte relação entre as festas religiosas e o mercado, dado que os mercadores aproveitavam a afluência da gente que chegava para as festas, para tentar vender-lhes seus produtos. Daí que a palavra 'FERIA" passou a significar também MERCADO ("FEIRA", em português). Quando chegou o cristianismo, adotou também o nome FERIA para FESTA, que em português se converteu em FEIRA. 

Assim a FESTA mais importante era a do primeiro dia da semana, chamada por isso "PRIMEIRA FEIRA", que perdeu seu nome para "DIES DOMINICUS", "DIA DO SENHOR", DOMINGO, em português, porque Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana. Considerando que todos os dias são festa para o Senhor, os dias seguintes receberam respectivamente os nomes de SEGUNDA FEIRA, TERÇA FEIRA, QUARTA FEITA, QUINTA FEIRA e SEXTA FEIRA, permanecendo o nome de SÁBADO vindo judaísmo. 

O português foi a única língua que manteve esses nomes até o dia de hoje. Mesmo que o termo latino "FERIA", se converteu no português "FEIRA", curiosamente a palavra 'FERIADO" se deriva diretamente da palavra latina, e mantém o mesmo significado original de descanso.