Antigamente ninguém se ofendia se fosse chamado de IDIOTA! Mas hoje... se você chamar alguém de IDIOTA, pode acaba numa briga feia! No fim das contas, IDIOTA é sinônimo de IGNORANTE. Ou pior ainda! E ninguém gosta de ser chamado dessa maneira. Mas não foi sempre assim. 

Na verdade IDIOTA, etimologicamente falando, é uma bela palavra. Vem do grego "idiotes", e significava aquela pessoa que não ocupava cargos públicos. Era por tanto uma pessoa privada, particular, que se dedicava a seus próprios assuntos: família, trabalho, etc.

 A raiz “idios" significa “próprio”.

 Este significado se conservou durante vários séculos. Ainda hoje, a palavra IDIOTISMO significa “locução, modo de dizer ou construção privativa de uma língua, e muitas vezes de origem popular ou familiar”: a fala do povo.

 A palavra IDIOTA também está intimamente ligada a IDIOMA. IDIOMA tem sua origem no latim, que, por sua vez, tomou a palavra do grego. Em grego IDIOMA significava “o caráter próprio de alguém”, “sua maneira particular ou peculiar de ser”. Daí surgiu o significado de “linguagem própria de um país”.

 Por tanto, se alguém o chamar de IDIOTA, não responda nem brigue. Podia chamá-lo de coisa pior! 

Gerardo Cabada