AVES



DURAÇÃO DA VIDA
A duração da vida das aves varia muito. Um beija-flor vive aproximadamente 5 anos. O condor dos Andes pode superar os 70 anos de vida.

O PAVÃO
O pavão é originário da América. Na Europa só foi conhecido a partir de 1510, levado pelos espanhóis.

O GALO
Os galos foram domesticados por volta de 6.000 anos A.C.

O GANSO
Os gansos eram um alimento muito popular e nutritivo na Idade Média. As crônicas contam a existência de criadores de essas aves que conduziam bandos de até 20.000 gansos para vendê-los nas feiras.

O FRANGO
A carne de frango era consumida na antigüidade só pela classe aristocrática. Os pobres criavam galinhas para a obtenção de ovos e só as comiam quando estavam muito velhas. Atualmente a carne de frango é a mais consumida no mundo.


O MAIOR OVO DE GALINHA
O maior ovo de galinha de que se tem notícia documentada, foi botado em Nova Jersey, USA, em 1956. Pesava quase meio quilo. Em 1971 encontrou-se um ovo de galinha com 7 gemas.

A MAIOR AVE
A maior ave, na atualidade, é o avestruz que pode pesar até 150 quilos e medir 2,5 metros de altura.

O ALBATROZ
O albatroz é a ave de mais envergadura das asas: estendidas chegam a medir 3,5 metros.

OS ABUTRES
Os abutres de Rüpell são, sem dúvida, as aves que voam a maior altura. Já foi detectado seu vôo a 11.000 metros, que é a altura normal de vôo de um jato de passageiros.

O CISNE ADULTO
O cisne adulto possui uma média de 25.000 penas.

O FALCÃO PEREGRINO
O falcão peregrino quando, em pleno vôo, se lança sobre a presa, alcança uma velocidade de quase 180 km/h.

A PAQUERA DAS AVES
As aves fazem tudo o possível para atrair o seu par. Geralmente exibem as partes mais coloridas de sua plumagem, cantam, dançam, rebolam, etc. Mas a paquera mais original é a da Ave do Paraíso, cujos machos se penduram de cabeça para baixo para atrair as fêmeas.